Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
O que é Certificado SSL: O guia definitivo

O que é Certificado SSL: O guia definitivo

 

 

O objetivo de um certificado SSL na verdade é impedir que pessoas mal-intencionadas possam capturar informações confidenciais dos usuários, como os dados de acesso na área do cliente em sites de compra ou até mesmo números e senhas dos cartões de crédito.

Esse tipo de tecnologia baseada em criptografia é cada vez mais adotada, principalmente em aplicações financeiras e lojas virtuais onde dados importantes e confidenciais dos visitantes são enviados a todo o momento.

Porém com toda essa inovação surgem muitas dúvidas em relação aos tipos de certificado e como funciona cada um, principalmente porque existem diversos modelos disponíveis no mercado.

E você que criou a sua loja virtual recentemente provavelmente já deve saber que é necessário usar um Certificado SSL para habilitar a compra através do cartão de crédito, mas ainda se pergunta coisas do tipo, qual o melhor caminho e melhor custo benefício para proteger minha loja com esta tecnologia?

Bem, eu entendo a sua frustração em não saber como isso funciona, a criptografia é uma tecnologia complicada e muitas vezes nem mesmo os técnicos sabem exatamente qual é o melhor caminho a seguir.

Então decidi criar este guia definitivo com as principais dúvidas que surgem quando você se depara com a necessidade de usar um certificado, muitas dessas perguntas vieram de parceiros que procuravam um certificado adequado para sua loja virtual ou precisavam proteger uma aplicação online.

Tenho certeza de que muitas das suas dúvidas serão respondidas neste artigo, porque quero me garantir que você adquira o certificado mais adequado e não tenha custos desnecessários.

 

O que é Certificado SSL e para o que serve?


O Certificado SSL é utilizado para proteger informações importantes dos usuários que navegam no seu website, impedindo que sejam interceptadas, capturadas ou visualizadas durante transferência dos dados até o servidor que hospeda a aplicação.

Essa proteção é criada a partir de uma chave de criptografia forte que embaralha as informações enviadas pelo usuário, de modo que seja impossível descobrir o conteúdo de dentro da chave e o único lugar que pode desembaralhar este conteúdo é o servidor onde está instalado o Certificado SSL.

Assim qualquer tentativa de capturar um pacote de dados se torna irrelevante, mesmo que alguém seja capaz de interceptar os dados, será impossível ler o conteúdo.


Como saber se um site usa Certificado SSL?


É relativamente simples identificar um site que usa SSL já que todos possuem basicamente a mesma característica visual.

Logo após acessar o site que deseja verificar, dê uma olhada na barra de endereços do navegador e verifique se possui um cadeado verde ao lado esquerdo do domínio do site (-> https://www.exemplo.com.br).

Você só pode confiar na proteção do certificado se ele estiver com o cadeado verde, caso esteja de outra cor tome cuidado com as informações que compartilha no site.

Existem mais duas cores que o cadeado pode ter, porém este é um conteúdo que veremos um pouco mais adiante, fique tranquilo.

Em alguns casos o certificado não é usado no site inteiro, apenas nas sessões em que ocorrem troca de dados, nesse caso vá até a área de Login ou Criar Conta e verifique a barra de endereço.

É importante ter em mente que sempre deve ser apresentado o https:// no URL das páginas que solicitam usuário e senha.

Gostaria de alertar que se você vai comprar alguma coisa pela internet, é estritamente necessário que o site possua um certificado.

Quais os tipos de Certificados SSL que existem?

 

 

via saninternet