Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
Qual a diferença entre as terminações dos domínios?

Qual a diferença entre as terminações dos domínios?

O que são TLD, gTLD e ccTLD?


Para começar, vamos falar sobre os mais conhecidos do mercado como o .com, .com.br, .net e .org, que são conhecidos como Top Level Domain (TLD), ou seja, os domínios de primeira linha. Porém, ainda dentro desta classificação, encontramos os gTLD, que são os domínios genéricos: .com, .net e .org.

Dentro dos domínios de primeira linha, há ainda outra categoria que vem se popularizando cada vez mais, a ccTLD, que significa Country Code Top Level Domain e é composta pelas extensões que representam países. Aqui no Brasil, usamos o .com.br, em Portugal, usa-se o .pt ou .com.pt, e por aí vai. Em alguns casos, apenas empreendedores locais podem registrar usando o domínio específico.

 

Qual é a influência de uma terminação para o meu domínio?


É consenso para a maioria dos especialistas que a extensão de um domínio não influencia, diretamente, em tecnologia ou desempenho. Isso quer dizer que todos os domínios têm a mesma chance de conseguir boas posições no Google e fazer sucesso entre o seu público, desde que o nome do domínio seja bom e encaixe na estratégia do empreendedor.

Porém, alguns profissionais de SEO dizem que domínios nacionais, como é o caso do .com.br, podem obter melhores resultados do que domínios que não terminam com .br e são destinados para o público brasileiro. Contudo, é possível mudar o público-alvo do domínio no Google Webmasters, indicando em qual país e idioma o seu site está destinado.

A maior influência que a escolha do domínio terá será sob os seus clientes. Nomes que utilizam extensões poucos conhecidas, dificilmente passarão a credibilidade necessária para o seu público-alvo. Já apostar em domínios que já são conhecidos, como os .com e net, passarão uma impressão melhor para seus futuros clientes.

Se fizer mais sentido registrar um domínio .eu (por mais que seja difícil) para a sua loja virtual, então a indicação é que utilize essa ccTLD como parte da estratégia. Muitas vezes é mais vantajoso trabalhar com um domínio menos conhecidos, utilizando uma keyword forte, do que um domínio conhecido e com uma keyword fraca. No final, o que vai influenciar a escolha do domínio vai ser a sua estratégia e a forma como ela será aplicada.

 

Conclusão


A escolha de um bom nome de domínio para o seu projeto é muito importante para o sucesso do mesmo. Porém, nem sempre aquele nome perfeito estará disponível em .com.br, .com ou até mesmo, .net. Por isso, é importante conhecer todas as terminações de domínios disponíveis para testar todas as possibilidades existentes.

Como podemos ver no artigo de hoje, poder trabalhar com um domínio nacional, com terminação .br, pode ser mais vantajoso para o empreendedor que está direcionando seu projeto para o público brasileiro. Mas, além no aspecto semântico, não há nenhuma grande diferença entre as terminações dos domínios, se tratando em desempenho e tecnologia.

A escolha do domínio perfeito e com a terminação ideal vai depender muito da estratégia que o empreendedor pensa em aplicar. Se fizer sentido, até um .xyz pode se tornar mais influente do que um .com.br.

E você, usa ou já utilizou algum domínio de extensão menos conhecida em seus projetos? Notou alguma diferença? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com a gente! Não se esqueça de compartilhar esse artigo caso esse conteúdo tenha te ajudado de alguma maneira.

 

via isbrasil